Skip to content

Fernando Pacheco Torgal destina uma verba do produto da venda do seu mais recente livro ao P.T.N.!

17/11/2010

Foi com grande emoção que, há cerca de duas semanas, recebemos, da parte do professor e investigador Fernando Pacheco Torgal, a comunicação da sua decisão de destinar uma verba do produto da venda do seu mais recente livro, “A sustentabilidade dos materiais de construção”, a duas associações ligadas à protecção de cães abandonados – tendo a sua escolha recaído sobre o P.T.N. e sobre a LAPS (Lagos Animal Protection Society, com sede em Lagos, no Algarve), entre os quais a referida verba, de 4,00 € na venda de cada exemplar, será distribuída em partes iguais.

Nas palavras do próprio Autor, essa decisão baseou-se, por um lado, no seu desejo de “reconhecer a enorme importância que os meus dois cães (na fotografia) – que um dia foram, também, abandonados – tiveram para a minha estabilidade pessoal e por conseguinte, para o sucesso da execução do referido livro” – e, por outro lado, numa perspectiva mais alargada, reconhecendo que “os portugueses abandonam com muita facilidade os seus cães, pelos motivos mais diversos, como irem de férias e outros mais fúteis ainda, e se assim procedem, mais facilmente agora o farão em maior número, justificando-se com a crise. E esse tipo de comportamento não nos dignifica como povo”, também no facto de o seu livro não falar apenas de materiais de construção, ainda que sustentáveis, mas “também da relatividade da importância da espécie humana face aos restantes 2 milhões de espécies que connosco coabitam no Planeta Terra e do paradoxo inerente ao facto de um única espécie (a nossa) agir no sentido de pôr em causa a sobrevivência de todas elas.”

Comungando, sem reservas, com a perspectiva do Autor, o P.T.N. sente-se imensamente honrado pela sua escolha, e, em nome de todos os cães abandonados, negligenciados, e maltratados que já acolheu, que actualmente cuida e protege, e que, no futuro, possa vir a acolher, aqui lhe deixa, desde já, a expressão da sua mais profunda gratidão!

(O livro “A sustentabilidade dos materiais de construção” , da autoria de Fernando Pacheco Torgal – com a colaboração do professor Said Jalali – poderá ser encontrado à venda, em breve, nas lojas FNAC. Estejam atentos ao autocolante… e divulguem, por todos os vossos amigos, amigos dos animais, e amigos, defensores, e promotores da sustentabilidade do nosso Planeta!)

3 comentários leave one →
  1. 22/11/2010 0:18

    Bem haja que ainda há gente sensivel a causa dos direitos dos animais e aos muitos abandonados deste Pais.

    Aproveito este espaço para vos fazer um Apelo!

    Temos que agir em nome dos animais. As pessoas que abandonam e mal tratam os animais tem que ser civil e criminalmente punidas.

    São histórias destas que se repetem por todo o Pais e não fosse a muita gente por este Pais fora que se dedica com toda a alma, o sofrimento de muitos animais ainda seria pior.

    Animais abandonados, maus tratos e não existem leis capazes para acabar com este tipo de situações. Os nossos políticos tem sido incompetentes a todos os níveis e temos que ser nós a dizer BASTA BASTA BASTA!!!

    Pagamos impostos suficientes para que as Câmaras tenham instalações condignas para os animais e pratiquem uma política de adoptação em vez do extermínio. Isto não resolve o problema.

    Para que isto não aconteça, e os criminosos fiquem impunes, apelo a que assinem e divulguem as 5 petições que estão on-line.

    1. Petição Pela abolição das touradas e de todos os espectáculos com touros‏ http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=010BASTA

    2. Petição Alteração do estatuto jurídico dos animais no Código Civil http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N2409

    3. Petição Abolição das touradas na programação da RTP http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N2877

    4. Petição pela averiguação das circunstâncias de abate de 7 cães no Canil Municipal de Évora, e condições higiénico-sanitárias de alojamento nele praticadas
    http://peticaopublica.com/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=canilev

    5. Petição contra a utilização de animais em experimentação científica em Portugal‏‏‏‏‏ http://www.petitiononline.com/pob2010/petition.html

    Isto é uma vergonha para Portugal.

    Por favor assinem e divulguem e nos ajude a acabar com esta barbaridade.

    Podemos fazer história e um passo em frente em termos civilizacionais em Portugal. Temos que acabar com estes actos vergonhosos de tortura a animais indefesos. Todos juntos vamos vencer a ter um Portugal com gente mais humana e sensível.

    Obrigada

    Isabel Oliveira

  2. Sandra Ribeiro permalink
    22/11/2010 10:46

    Já assinei todas as petições. Para que algo mude no nosso mundo temos de nos esforçar. Vamos lutar da melhor maneira que podemos para que a condição nos animais mude em Portugal… no mundo.
    Porque nunca lhes daremos tanto amor o quanto o que eles nos dão… São anjos na terra.

  3. Alexandra Oliveira permalink*
    23/11/2010 12:46

    Agradecemos imenso à Isabel Oliveira e à Sandra Ribeiro a sua visita a este nosso espaço virtual, que esperamos possa preceder uma visita, um dia, ao nosso espaço real, em Riba de Ave, para poderem ficar a conhecer mais de perto quer o nosso trabalho, quer os muitos amiguinhos caninos que aqui se encontram ao nosso cuidado.

    Também agradecemos a divulgação, aqui, de todas estas petições que têm, como fim comum, promover o tratamento digno, respeitoso, e responsável, por parte dos seres humanos, dos seres vivos de outras espécies – causa essa que o P.T.N. também defende e promove convictamente. Assim, e seguindo esta iniciativa da Isabel, este nosso site passará a disponibilizar um link permanente a estas e outras petições com objectivos e sentido semelhante. Porque temos de ser a mudança que queremos ver no mundo!

    Para as duas, um grande abraço, da

    Equipa do P.T.N.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: